top of page
Prótese Total Sobre Implantes | Pugliese Odontologia Digital | São Paulo

Prótese Total sobre Implantes

Vejamos agora em que consiste cada das próteses

O que é uma prótese sobre implante?

A prótese sobre implante é um tipo de dentadura que se fixa sobre implantes dentários. Enquanto que as dentaduras convencionais, para se manterem imóveis, apoiam-se nas gengivas e as da arcada superior também no céu da boca, as próteses sobre implantes fazem uso de implantes para se fixar na boca do paciente.

Utiliza-se a prótese sobre implante em casos em que o paciente requer um método de fixação mais eficaz que o da prótese dentária removível (no caso das dentaduras) e também em casos em que há uma perda total de dentes e existe osso suficiente para suportar implantes dentários. A prótese sobre implantes tem encaixes específicos que se fixam aos implantes de forma perfeita.

As próteses sobre implantes geralmente são concebidas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula. A dentadura que se coloca na arcada superior costuma ser mais estável e não requer uma fixação como a referida. No entanto, é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas, beneficiando assim de toda a estabilidade que uma prótese deste tipo providencia.

Ao utilizar estas próteses, deve removê-las diariamente para proceder à sua limpeza e à higienização das suas gengivas. Tal como as dentaduras “normais” você não deve dormir com a prótese.

Saiba também que antes de optar por colocar uma prótese sobre implantes, receberá do seu dentista todas as sugestões e indicações sobre o tipo de prótese dentária mais adequado ao seu caso.

Como funciona uma prótese sobre implantes?

Existem dois tipos de próteses sobre implantes quanto ao seu apoio: as que se fixam numa barra e as que se fixam em “esferas”. Em ambos os casos o paciente usará uma prótese concebida à base de acrílico e que se asemelhará à gengiva natural. Os dentes podem ser de porcelana ou acrílico como em qualquer dentadura, simularão na perfeição a dentição natural. Ambos os tipos de prótese necessitam de pelo menos dois implantes para poderem fixar-se devidamente.

Próteses fixas em barras

Uma barra metálica que segue a curvatura da sua mandíbula é fixada em dois a cinco implantes que se encontram devidamente consolidados nessa arcada dentária. A dentadura fixa-se sobre essa barra e mantém-se imóvel devido à existência da referida barra e os respectivos encaixes.

Próteses fixas em esferas

em cada um dos implantes é colocada uma espécie de esfera que por sua vez encaixará na dentadura. O implante mais a “esfera” são chamados de “macho” enquanto que o encaixe na dentadura é a “fêmea”. Há casos em que a fixação é inversa, isto é, o “macho” está na prótese e a “fêmea” no implante dentário.

O processo de colocação da prótese

Comecemos pelos implantes dentários, estes como são utilizados em conjugação com este tipo de prótese dentária, geralmente são colocados na zona frontal da sua boca, a razão prende-se com o facto de aí existir mais osso onde estes possam ser implantados. Outra razão para justificar a escolha desta parte da sua boca para colocar os implantes, prende-se com o facto de nesta zona o número de nervos e outras estruturas que podem interferir com os mesmos, serem em menor número.

O tempo para completar a colocação dos implantes, que é algo que condiciona a duração de todo o tratamento depende de vários fatores. O período de tempo médio para todos os implantes estarem colocados e devidamente consolidados é de cerca de 5 meses para a mandíbula e 7 meses para o maxilar. Isto inclui todas as cirurgias e a colocação da prótese propriamente dita. Isto é, após este período, qualquer pessoa pode estar já na posse da sua prótese sobre implantes e poderá utilizá-la normalmente. Note que se precisar de enxerto de osso, para no fundo viabilizar a colocação dos implantes, este processo pode alargar-se até um ano ou mais.

Voltando aos implantes, normalmente apenas são necessárias duas cirurgias para a sua colocação. Na primeira é colocado o implante propriamente dito, no supracitado osso e na segunda que é efectuada 3 a 5 meses depois, é colocada a barra de suporte acima referida ou o suporte em forma de esfera.

Actualmente é por vezes efectuada uma cirurgia única na qual todo este processo é efectuado, abreviando assim todo o tratamento. Este tipo de procedimento tem tido uma taxa de sucesso elevada.

Como já terá percebido, após a colocação dos implantes, e supondo que o dentista já terá tido tempo suficiente para confecionar a sua prótese, todo o processo termina e o usuário da prótese sobre implantes pode fazer a sua vida normalmente e em segurança sabendo que esta foi devidamente colocada.

Cuidados a ter com a prótese sobre implantes

Todas as noites deverá remover a sua prótese, para desse modo poder higienizá-la devidamente e proceder também à limpeza do interior da sua boca, de preferência com uma escovagem muito leve e usando de seguida um enxaguante bucal (qualquer elixir comum servirá). Ao remover a prótese faça-o cuidadosamente para não danificar os implantes de suporte.

Apesar da sua prótese sobre implantes ter uma estabilidade muito superior à dentadura convencional, mesmo assim pode mover-se ligeiramente podendo com esse movimento causar atrito com as gengivas. Ora, tal atrito por sua vez pode originar ligeiros ferimentos. Se tal acontecer no seu caso, dirija-se ao dentista de modo a que este elimine ou menorize esse problema. Este verificará primeiro o estado das suas gengivas e de seguida analisará a sua oclusão para verificar se existe algum desalinhamento que possa estar a provocar estes ferimentos.

Outro aspeto relacionado com os cuidados com a protese sobre implantes é que os materiais que servem para unir os implantes à “dentadura”, desgastam-se com o tempo e necessitarão de ser mudados pelo menos uma vez por ano.

Possíveis complicações

Para além dos [baixos] riscos inerentes à colocação dos implantes, que podem ou não ser bem sucedidos (a taxa de sucesso em não fumantes é de aproximadamente 90%), as barras de apoio à dentadura também têm os seus riscos.

Nas próteses suportadas por barras metálicas por vezes, devido a todos os componentes dos quais são constituídas, podem soltar-se dentes da prótese. Tal problema pode resolver-se facilmente pelo seu dentista.

Também é importante que essa barra, ao ser colocada sobre os implantes, tenha o seu peso devidamente distribuído por cada um dos mesmos. Se isto não acontecer, pode ocorrer que um ou mais apoios da barra se soltem e isso cause a total destabilização da prótese. Também é de referir que em último caso, os próprios implantes podem soltar-se, devido a essa diferença na tensão exercida em cada um deles.

O que esperar da sua prótese

A sua prótese sobre implantes será muito mais estável que uma dentadura convencional. Ora, este facto permitirá que disponha de um grau de conforto muito elevado. Será facil para si articular as palavras e ter um discurso foneticamente compreensível, será muito fácil alimentar-se e ter estabilidade para mastigar os alimentos devidamente e até em termos estéticos sairá beneficiado, pois a protese sobre implantes providencia-lhe um resultado superior ao da dentadura.

Se usar uma prótese sobre implantes no seu maxilar, poderá dispensar também a cobertura excessiva do seu palato, tornando-se mais confortável de usar (por exemplo diminui o reflexo do vómito). Tal é possível devido à sua fixação e estabilidade.

Preço da prótese sobre implantes

O preço que deverá ter de pagar por uma prótese deste tipo será sempre muito superior ao que pagaria por uma dentadura convencional. Repare que para além da estrutura da dentadura terá de fazer até dez implantes na totalidade. E como é sabido o custo dos implantes dentários é sem dúvida elevado.

Não queremos desencorajá-lo com esta descrição, mas é esta a realidade e não há como a esconder. Apesar da performance excelente que esta prótese tem, o seu custo é elevado. Poderá não ser possível de suportar por qualquer pessoa, mas quem o puder fazer ficará com a garantia de ter substituído a dentição que perdeu por uma estrutura estável, esteticamente muito aceitável e que lhe renovará a auto-confiança.

bottom of page