Laser de alta Potência(DC Laser)

LASERTERAPIA – TECNOLOGIA QUE CONTRIBUI PARA SUA SAÚDE BUCAL

O que é o laser?

O laser é um tipo de luz, uma radiação eletromagnética, que pode ser utilizado para promover bioestimulação celular (baixa intensidade de energia) e cirurgias (alta intensidade de energia).

O que é Laserterapia?

A Laserterapia é um tratamento realizado com um equipamento Laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células doentes do corpo. Esta energia aumenta a microcirculação local e restabelece a produção de ATP celular (energia) promovendo cicatrização, ação anti-inflamatória e analgesia no local da irradiação.

Como funciona o tratamento odontológico com laserterapia?

O tratamento com laser é rápido, indolor, seguro (requer o uso de óculos) e não apresenta efeitos colaterais quando realizado corretamente pelo dentista. O número de sessões é variável conforme a lesão a ser tratada e de acordo com o perfil do paciente. O tratamento é determinado por um profissional de saúde capacitado.

 

 

VOCÊ JÁ IMAGINOU FAZER UMA CIRURGIA ODONTOLÓGICA SEM SANGRAMENTO E SEM SUTURA?

O que é e como funciona a Laser Cirurgia?

A Laser Cirurgia é realizada com um equipamento laser de alta potência, cuja energia absorvida pelas células é transformada em calor, e assim a luz age como se fosse um “bisturi a luz”.

Quais são as vantagens da cirurgia a laser?

O Laser promove hemostasia, tem ação antimicrobiana, não tem necessidade de sutura, promove um melhor conforto pós-operatório e sua ação é bem localizada, o que permite uma cirurgia precisa, sem sangramento e livre de infecção. É bastante indicada para pacientes cardiopatas e diabéticos.

Quais são os tipos de cirurgia a Laser realizadas na odontologia?

- remoção de fibromas 
- remoção de hiperplasias 
- remoção de freio labial e lingual 
- gengivoplastias e gengivectomias 
- descontaminação periodontal e endodôntica

Tratamentos com laserterapia

- Pós-operatórios: acelera a cicatrização, reduz edema e dor
- Implante: acelera a osseointegração e aumenta a microcirculação local (favorável em enxertos)
- Disfunção da ATM (articulação temporomandibular): efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular
- Mucosite oral, herpes e aftas recorrentes: prevenção e tratamento

 

TERAPIA FOTODINÂMICA (o mais moderno sistema de combate aos microorganismos)

O QUE É TERAPIA FOTODINÂMICA (PDT – PHOTODYNAMIC THERAPY)?

A terapia fotodinâmica é uma modalidade de fototerapia onde o conjunto de 3 fatores (laser, oxigênio e corante) promovem um efeito antimicrobiano.

Em quais situações clínicas o PDT pode ser utilizado?

Na periodontia (inflamações gengivais crônicas), endodontia (descontaminação do canal), peri-implantite, pericoronarite, vesículas herpéticas, entre outras infecções bucais.

Qual a vantagem?

A PDT tem ação localizada, ao contrário dos antibióticos, e não causa efeitos colaterais sistêmicos. Além disso, não há relato de resistência microbiana à terapia fotodinâmica.

CLAREAMENTO

A técnica que associa ambas as luzes (LED e Laser) é uma técnica mais rápida e com maior conforto para o paciente. A Luz LED acelera fotoquimicamente a reação de quebra dos pigmentos dentais enquanto a Luz Laser infravermelha promove ação anti-inflamatória, anulando ou reduzindo a sensibilidade dental